Ceará deve ter chuvas em todas as macrorregiões até sexta, 29, prevê Funceme

0

A previsão do tempo para esta quarta-feira, 27, e próximos dias segue apontando condição de chuva em todas as macrorregiões do Ceará. A informação é da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Os maiores acumulados de chuva são esperados para hoje, principalmente para o centro-norte (Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém, Litoral Norte, Maciço de Baturité, Ibiapaba, no norte do Sertão Central e Inhamuns e no norte da Jaguaribana), e sexta-feira, 29, para o centro-sul (sul da Jaguaribana, centro-sul do Sertão Central e Inhamuns e Cariri). Nessas áreas, as chuvas podem ter intensidade de fraca a forte em alguns períodos, principalmente na madrugada, manhã e tarde.

Nas demais regiões do Estado, as chuvas devem ter intensidade variando de fraca a moderada, e devem ocorrer durante os períodos da tarde, noite e madrugada destes dias.

As precipitações que estão previstas ocorrerão devido a proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que atualmente encontra-se entre 0 e 2ºS, além de áreas de instabilidade provenientes do leste do Nordeste do Brasil, dos efeitos de brisa (terrestre e marítima) e da combinação de temperatura, umidade e relevo.