Sarto será o primeiro prefeito recebido por Elmano; encontro acontece nesta quarta (2)

0

O governador Elmano de Freitas (PT) e o prefeito José Sarto (PDT) se reunirão oficialmente pela primeira vez desde o início da atual gestão estadual para discutir demandas de interesse da capital cearense. A reunião acontece nesta quarta-feira, 2, às 10h30, no Palácio da Abolição. A confirmação foi feita pelo prefeito.

“Recebi, nesta terça-feira, ligação do secretário de relações institucionais do Governo do Estado, Nelson Martins, convidando para uma reunião com o governador Elmano na quarta-feira, 10h30, no Palácio da Abolição. De imediato, confirmei a agenda”, disse Sarto.

A reportagem apurou que Sarto será o primeiro prefeito ouvido pelo governador. Em entrevista exclusiva ao OPINIÃO CE nesta terça-feira, 1º, na Câmara Municipal, Sarto disse que as áreas da saúde e segurança pública serão priorizadas na conversa. “[A conversa será sobre] as demandas de Fortaleza, a saúde pública, que é uma questão muito importante, a segurança nas escolas e de um modo geral. Temos muitas pautas importantes”, disse Sarto. O prefeito também vê com preocupação o financiamento do IJF e repasses do transporte coletivo na Capital.

Recentemente, a Prefeitura e o Governo do Estado protagonizaram novo embate após a suspensão dos atendimentos do Centro Regional Integrado de Oncologia (Crio). Outro ponto que gerou tensões recentes entre Sarto e Elmano diz respeito a obras públicas do Estado feitas na Capital, como a Ponte dos Ingleses, um dos pontos turísticos de Fortaleza.

ENCONTRO COM PREFEITOS

Na última semana de julho, o governador Elmano de Freitas confirmou encontro com prefeitos cearenses a partir deste mês de agosto. O encontro, primeiro oficial, acontece após mais de oito meses de gestão do petista e de cobrança por parte de alguns gestores municipais. A confirmação do chefe do Executivo estadual veio durante formalização da adesão ao programa Diogo Sant’Ana Pró-Catadores para Reciclagem Popular, no último dia 24 de julho. Conforme o governador, os prefeitos deverão solicitar ao Executivo estadual várias obras de infraestrutura, como estradas e recursos para saúde.

“O governador também fará seus pedidos. E entre os pedidos que farei, eu quero uma parceria para melhorar a condições dos catadores de cada cidade. Temos o desafio dos nossos Consórcios de Resíduos Sólidos e, portanto, temos que dar as mãos, Governo do Estado e Prefeituras, para que a gente dê efetivamente as condições de vocês trabalharem dignamente. Tenho certeza que ajudando os catadores, nós estamos ajudando o Ceará a se desenvolver”, disse, na oportunidade.

O encontro também acontece em meio às definições para as eleições de 2024. O PT tem o segundo maior número de prefeitos do Estado, atrás apenas do PDT.

Com informações do Portal Opinião CE