Alckmin desiste de disputar governo de São Paulo pelo PSD, diz jornal

0

O ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, avisou aos dirigentes do PSD que desistiu de tentar seu retorno ao governo paulista. Com isso, sua possível filiação ao PSB para compor chapa como vice de Lula nas eleições presidenciais deste ano fica mais próxima. O próprio Alckmin teria manifestado essa intenção às lideranças do partido comandado por Gilberto Kassab. As informações são do jornal O Globo.

O ex-titular do Palácio dos Bandeirantes, que deixou o PSDB em dezembro de 2021, tem se aproximado do petista nos últimos dias e chegou a participar de um jantar com Lula em evento oferecido por um grupo de advogados intitulado Prerrogativas. A consolidação da parceria entre Geraldo Alckmin e o ex-presidente, porém, depende ainda da resolução de alguns impasses, como acertos políticos regionais e a possível reação negativa de apoiadores.

A saída de Alckmin da disputa pelo Governo do Estado, por sua vez, altera o panorama eleitoral paulista. Segundo pesquisa do Instituto Datafolha divulgada em dezembro, o ex-governador lidera a corrida com nove pontos de vantagem. Nos cenários em que ele não é apresentado ao eleitor, o ex-prefeito Fernando Haddad (PT) é quem mais ganha pontos, saltando de 19% para 28%. O ex-governador Márcio França (PSB) aparece em primeiro quando nem Alckmin nem Haddad concorrem.

De acordo com relatos de interlocutores, a atual tendência é que Geraldo Alckmin ingresse no PSB.

Com informações do jornal O Globo