O secretário de Meio Ambiente de Crateús, Rogério Oriano, confirmou nesta terça (03) o lançamento do edital com a segunda chamada do Programa Agente Jovem Ambiental. Ao todo, há 44 vagas em aberto para Crateús, dentre as 120 disponibilizadas a nível local pelo Governo do Estado. Cabe destacar que a ação contempla em todo o Ceará cerca de 10 mil jovens, entre 15 e 29 anos, que atuarão em projetos socioambientais, à medida que também receberão auxílio financeiro no valor de R$ 200 durante 12 meses, podendo ser prorrogado mais uma vez pelo mesmo período.
O novo prazo de inscrição para o Programa Agente Jovem Ambiental será estendido até o dia 06 de agosto. De acordo com Oriano, o edital retificado permite a inscrição de jovens cujas famílias são beneficiárias de programas sociais. Os requisitos necessários para participar o AJA são: estar matriculado ou ter concluído o Ensino Médio em escola pública; não estar matriculado em Escola de Ensino Integral; integrar família cadastrada no CadÚnico; não possuir vínculo empregatício ou qualquer bolsa remunerada; e residir no município para o qual se inscreveu.
Na oportunidade, o titular da pasta de Meio Ambiente em Crateús enfatizou ainda a obtenção, por parte do município, de uma avaliação positiva referente ao índice municipal de qualidade do meio ambiente (IQM). Conforme destaca o secretário, o resultado positivo deve oportunizar a liberação de recursos que serão aplicados em projetos relacionados ao Consórcio Público Regional de Resíduos Sólidos, a exemplo da construção de centros de triagem e coleta seletiva.
“Nossa previsão é de lançar, até o fim de 2021, o edital de licitação que viabilizará a implantação destes centros. Este projeto conta com o apoio dos gestores dos cinco municípios que integram o Consórcio Público Regional de Resíduos Sólidos”, conclui Oriano.
Com informações do repórter Antonio Fontenele