Vazamentos no PIX ocorrerão com alguma frequência, diz presidente do Banco Central

0

Ao reforçar que nenhum dos três casos de vazamento de dados de chaves Pix já registrados expôs dados sensíveis dos usuários, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, admitiu que incidentes similares devem continuar acontecendo com alguma frequência. Ainda assim, ele reforçou que o BC vai atacar todo e qualquer vazamento, de forma a diminuir a incidência para o mínimo possível.

De acordo com o órgão financeiro, em todos os casos já apurados até o momento, o vazamento de dados envolveu apenas dados cadastrais, como nome, CPF, telefone e instituição bancária. “Nenhuma pessoa sofreu algum tipo de dano nesses vazamentos”, acrescentou o titular do BC.

Ainda segundo Campos Neto, o sistema de pagamentos instantâneos lançado em novembro de 2020 deve ganhar novas ferramentas em breve.

O primeiro vazamento foi comunicado em 30 de setembro de 2021, e afetou mais de 395 mil clientes do Banco de Sergipe. Em 21 de janeiro de 2022, o BC divulgou que mais de 160 mil usuários da Acesso Soluções de Pagamento tiveram seus dados expostos. O vazamento mais recente, informado em 3 de fevereiro, afetou clientes da LogBank Soluções em Pagamento que realizaram operações nos dias 24 e 25 de janeiro.

Com informações da Redação