A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou que recebeu nesta terça-feira (7) a notificação de um segundo caso suspeito de de varíola dos macacos (monkeypox) no Ceará. O paciente é residente do município de Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza.
O primeiro caso notificado no Estado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs Nacional), no último dia 27 de maio, foi descartado pela pasta na segunda-feira (6), após investigação epidemiológica e laboratorial, com teste negativo para varíola.
De acordo com a Sesa, este segundo caso segue em investigação epidemiológica. Além disso, a pasta afirma que “foram aplicadas todas as medidas recomendadas”, como isolamento domiciliar, busca de contatos e coleta de material para exames laboratoriais para avaliar o caso e diagnóstico diferencial para outras doenças, que estão em processamento.
“Salientamos que após investigação epidemiológica do caso, não foi identificado nenhum deslocamento para áreas em que foram confirmados casos e nem contato com pessoas com a doença. A vigilância em saúde da SESA permanece monitorando o caso”, disse a pasta.
Com informações da Redação