A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) segue atenta ao aumento de casos de infecção pela variante Delta do coronavírus em residentes e viajantes no Estado. Os sequenciamentos genômicos realizados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) e o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), apontam 298 casos confirmados da cepa indiana, sendo 154 homens e 144 mulheres, com maioria entre 20 e 49 anos.
Cinco destes pacientes morreram em decorrência de complicações da infecção por Covid-19. Todos homens com idades próximas a 60 anos. Quatro eram residentes de Fortaleza, três deles sem histórico recente de viagem (caracterizando a transmissão comunitária da variante) e um sob investigação pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs). O quinto óbito foi de um filipino tripulante de navio do país asiático (caso importado).
O Ceará já tem 43 municípios com casos confirmados de pacientes com variante Delta. São eles: Acaraú, Alto Santo, Aquiraz, Aracati, Ararendá, Beberibe, Camocim, Cascavel, Caucaia, Choró, Crateús, Eusébio, Farias Brito, Fortaleza, Hidrolândia, Ibiapina, Icó, Ipaporanga, Ipu, Ipueiras, Iracema, Irauçuba, Itapipoca, Jaguaretama, Jaguaruana, Maracanaú, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Paraipaba, Pentecoste, Poranga, Quixadá, Quixeramobim, Redenção, Russas, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Tabuleiro do Norte, Tamboril, Tauá, Tianguá e Umirim.
Com informações da Redação