A partir de agora, a vacinação contra o HPV, principal causador do câncer do colo de útero, será feita em dose única para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. A medida, anunciada pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, visa aumentar a proteção contra a doença e facilitar o acesso à vacina.
“Uma só aplicação vai nos proteger o resto da vida contra diferentes tipos de doença e de câncer causados pelo HPV, como o câncer do colo do útero. A gente não pode deixar que nossas crianças e jovens fiquem expostas a essas doenças quando crescerem!”, afirmou a ministra.
A mudança no esquema vacinal é baseada em estudos científicos que comprovam a eficácia da dose única para prevenir a infecção pelo HPV. Além disso, a medida simplifica o processo de vacinação, o que pode aumentar a adesão da população.
A vacina contra o HPV é segura e eficaz, e é considerada a principal forma de prevenção do câncer do colo de útero. A doença é a quarta mais comum entre as mulheres no Brasil, e a principal causa de morte por câncer ginecológico.
Ampliação da cobertura vacinal
A ministra Nísia Trindade também anunciou que os estados e municípios estão sendo orientados a procurar jovens de até 19 anos que ainda não foram vacinados contra o HPV. A meta é ampliar a cobertura vacinal e proteger o maior número possível de pessoas contra a doença.
“Em 2023, vacinamos 5,6 milhões de pessoas contra o HPV, o maior número desde 2018, com um aumento de 42% em relação a 2022. Mas isso ainda não é o bastante. Precisamos estar juntos nessa batalha contra o HPV e o câncer de colo do útero. Vacinar é um ato de amor, vacinar mostra nosso cuidado com a nossa saúde e a de todas as pessoas”, concluiu a ministra.
O que é o HPV?
O HPV é um vírus que infecta a pele ou mucosas (oral, genital ou anal) das pessoas, provocando verrugas anogenitais (na região genital e ânus) e câncer, a depender do tipo de vírus. A infecção pelo HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST).
Como se prevenir contra o HPV?
A vacina contra o HPV é a principal forma de prevenção contra o vírus. Além disso, é importante usar preservativos durante as relações sexuais para reduzir o risco de infecção.
Onde se vacinar?
A vacina contra o HPV está disponível gratuitamente nos postos de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).