A Universidade Federal do Ceará (UFC) obteve a garantia de R$11,2 milhões para a realização de obras no Campus de Crateús. Os recursos, provenientes do Ministério da Educação (MEC) por meio de descentralização orçamentária, serão destinados à construção de 11 laboratórios, biblioteca e Restaurante Universitário.
Segundo o pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt, essa demanda é antiga da comunidade universitária de Crateús. A decisão sobre as obras prioritárias foi feita por meio de diálogos entre a diretoria do campus, a Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) e a Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra).
Recentemente, a UFC enviou ao MEC o plano de trabalho detalhando o projeto, etapa obrigatória para a efetivação do termo de execução descentralizada (TED) assegurado pelo MEC para a Universidade. O pró-reitor explicou que o registro no SIMEC (Sistema Integrado de Monitoramento de Execução e Controle do Ministério da Educação) já foi feito e está em tramitação, aguardando a liberação para iniciar o processo de licitação.
O valor foi garantido pelo MEC em julho, após quase dois anos de contato com o setor de orçamento do ministério e com o Fórum de Pró-Reitores de Planejamento e Administração das Universidades Federais (FORPLAD), onde foi informada a necessidade do campus.
Do montante, parte será destinada à construção do bloco da biblioteca, que contará com área para consulta e empréstimo de livros, salas de estudo individuais e em grupo, além de sala de administração. Outra parte será investida na construção do Restaurante Universitário, atualmente funcionando de forma adaptada. Os demais recursos serão alocados na construção de 11 laboratórios: Saneamento, Microbiologia, Tratamento de Minérios, Hidráulica e Instalações Prediais, Argamassa, Ensaios Mecânicos para Concreto/Aço, Caracterização de Materiais de Construção, Caracterização e Compactação de Solos, Misturas Asfálticas, Ensaios Geotécnicos Especiais 1 e Ensaios Geotécnicos Especiais 2.