O governo de Tonga afirmou nesta terça-feira (18) que a enorme erupção vulcânica do último sábado (15) provocou um tsunami de até 15 metros de altura que causou um “desastre sem precedentes”, destruindo casas e matando pelo menos três pessoas.
Em seu primeiro comunicado desde a erupção do vulcão Hunga Tonga Hunga Ha’apai, representantes do governo local confirmaram ainda que uma aldeia foi completamente destruída pelas enormes ondas decorrentes da erupção.
Ainda conforme o governo de Tonga, foram enviadas equipes de resgate para evacuar as pessoas das áreas mais atingidas, bem como navios do Exército para transportar profissionais de saúde e suprimentos de água, comida e barracas.
Uma mulher de 65 anos e um homem de 68 anos morreram na Ilha de Manká. Outra vítima é uma britânica que veio a óbito na capital, Nuku’alofa.
Os esforços de resgate são dificultados pelo rompimento de um cabo de comunicação submarino, que deixou esse arquipélago do Pacífico quase isolado do mundo, e pelas cinzas vulcânicas no aeroporto, que impedem o pouso de aviões.
Com informações da Redação