Temporal em Barbalha causa alagamentos de ruas e casas; prefeitura decreta estado de calamidade pública

0

O prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva (PDT), decretou estado de calamidade pública na manhã desta quarta-feira (13) após fortes chuvas atingirem a cidade entre a noite de ontem (12) e madrugada desta manhã. O município do Sul do Estado amanheceu com vários bairros alagados.

Segundo o documento assinado pelo gestor, ficam autorizadas a “mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução” e “a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada”.

O canal que corta a cidade transbordou no início da manhã. Carros foram arrastados, portões de imóveis arrancados e diversas casas foram inundadas.

A assessoria de comunicação do Município informou ainda que “equipes estão indo aos locais mais atingidos para iniciar um levantamento de quantas famílias estão desabrigadas ou desalojadas”.

Conforme o Hospital São Vicente de Paulo, um condutor que estava trafegando sentido Barbalha-Jardim foi atingido por uma barreira que desmoronou durante a chuva e precisou de atendimento médico. “Ele teve apenas ferimentos leves, mas está consciente”, frisou a direção da unidade.

Com informações da Redação