O Prof. Peter Becker, da Universidade George Mason (Virgínia, EUA), especialista em alertas solares, adverte para uma potencial crise em 2024. Becker destaca que uma tempestade solar massiva pode afetar globalmente a tecnologia.
“A Internet cresceu quando o sol estava calmo, agora enfrenta uma fase mais ativa,” diz Becker ao Insider Paper. Pela primeira vez, a atividade solar intensa coincide com a dependência global da internet, alerta o cientista.
O Ciclo Solar 25, prevendo uma supertempestade, pode ocorrer antes do esperado, contrariando estudos que apontavam para 2025. Becker sugere a fase crítica já em 2023.
Em caso de ejeção solar na direção da Terra, Becker destaca um alerta de 18 a 24 horas antes de possíveis impactos no campo magnético.
Os riscos não se limitam à internet; a rede elétrica, cabos de fibra ótica, GPS, satélites e comunicação podem sofrer danos, com reparos demorados. O Ciclo Solar 25 agora suscita preocupações sobre a preparação global para enfrentar um possível “apocalipse da internet”.