Sobrecarga no Ceará foi uma das causas do apagão, diz ministro

0
Houve sobrecarga no Ceará, o que fez o sistema entrar em colapso na região, com uma perda abrupta na carga, afirmou Alexandre Silveira nesta 3ª feira

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou na tarde desta 3ª feira (15.ago) que o apagão que deixou 25 Estados e o Distrito Federal sem energia nesta manhã foi causado por “2 eventos concomitantes em linhas de transmissão de alta capacidade”. Um deles foi localizado no norte do Nordeste, no Estado do Ceará.

O outro evento, segundo o ministro, ainda não foi identificado pelo ONS (Operador Nacional do sistema Elétrico). A declaração do ministro foi dada a jornalistas na sede do MME (Ministério de Minas e Energia), em Brasília.

“Houve sobrecarga no Ceará, o que fez o sistema entrar em colapso na região, com uma perda abrupta na carga. A ONS reagiu, modulou a carga para Sul e Sudeste e fez a carga ser reduzida para proteger o sistema”, afirmou Silveira. O ministro acrescentou que ainda há a possibilidade de mais de um evento ter se dado na região.

Silveira disse também que só o ONS poderá dizer se o episódio aconteceu por uma questão técnica ou falha humana. A entidade deve entregar um relatório ao MME em até 48 horas.

O ministro enviará enviar um ofício ao Ministério da Justiça para que seja encaminhado à PF (Polícia Federal) um pedido de instauração de um inquérito policial para apurar o motivo do apagão. Além da PF, o MME irá pedir também à Abin (Agência Brasileira de Inteligência) que investigue eventuais dolos.

Durante a entrevista, Silveira estava acompanhado de integrantes do ministério e de representantes da ONS e da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Eis a lista:

  • Sandoval Feitosa, diretor-geral da Aneel;
  • Gentil Nogueira, secretário nacional de Energia Elétrica do MME;
  • Thiago Barral, secretário nacional de Transição Energética e Planejamento do MME; e
  • Gilson Soares, representante do ONS.

com informações do Portal 360