O senador Randolfe Rodrigues (Rede/AP) protocolou nesta quinta-feira (04) requerimento para a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, para investigar ações e omissões do Governo Federal no enfrentamento à pandemia e, em especial, o agravamento da crise no Amazonas, com a falta de oxigênio que ocasionou inúmeras mortes.
Segundo a assessoria do parlamentar, foram 30 apoios ao requerimento (quando são necessários 27), com assinaturas físicas e virtuais. Entre os assinantes estão os senadores cearenses: Tasso Jereissati (PSDB-CE) e Cid Gomes (PDT-CE).
A CPI serve para apurar as omissões e negligências que ocorreram por parte das autoridades no enfrentamento da pandemia da Covid-19. Em vários cantos do País, e notadamente do seu caso mais dramático ocorrido em Manaus (AM), se dá conta que a irresponsabilidade das autoridades levou centenas, milhares de brasileiros a perderam a vida — disse Randolfe após protocolar o pedido na Secretaria-Geral do Senado.
Questionado sobre a CPI, Rodrigo Pacheco afirmou que tomou conhecimento da solicitação, mas que ainda vai analisar se ela preenche os requisitos necessários para a instalação:
É importante haver toda e qualquer discussão que seja em torno da questão da pandemia, é importante que haja… Vamos avaliar só os requisitos próprios da CPI para saber se é o caso de instalá-la ou não.
Fonte: Blog do Edison Silva