Senado discute viabilizar Auxílio Brasil sem revisão do teto de gastos

0

Com a forte resistência à antecipação da revisão do teto de gastos, líderes partidários no Senado Federal discutem retirar da PEC dos Precatórios a mudança na atual regra de cálculo.

Segundo informações de bastidores, senadores de oposição têm defendido à articulação política do Palácio do Planalto uma alternativa para viabilizar o Auxílio Brasil que não passe pela revisão do teto de gastos, hoje o principal fator de resistência na Casa Legislativa.

Uma das ideias em discussão é garantir recursos para o novo programa social por meio da abertura de crédito extraordinário, sob a justificativa de que a contribuição é necessária devido aos efeitos da pandemia do coronavírus.

A outra proposta em análise é a retirada do montante de R$ 90 bilhões em dívidas judiciais do teto de gastos. Vale lembrar que a retirada dos precatórios já havia sido defendida na Câmara dos Deputados, mas não foi levada adiante.

Neste ensejo, o Palácio do Planalto foi informado por integrantes da própria base aliada de que o formato atual da PEC dos Precatórios dificilmente reunirá apoio suficiente no Senado Federal, o que obrigará o governo a aceitar alterações no texto.

Com as mudanças, a proposta terá de ser analisada novamente pela Câmara dos Deputados.

Com informações da Redação