Segurados do INSS agora podem pedir auxílio-doença nas agências dos Correios

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O Ministério da Previdência Social, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e os Correios anunciaram, nesta segunda-feira (14), em Brasília, a ampliação da parceria que permite a solicitação do benefício por incapacidade temporária, antigo auxílio-doença, em 2,6 mil agências dos Correios em todo o país. O serviço será oferecido por meio da ferramenta Atestmed, que substitui a perícia médica presencial pela análise documental eletrônica.

Segundo o INSS, o objetivo é levar a possibilidade de requerimento do benefício a todas as agências dos Correios, ampliando o atendimento que já é realizado em 1,6 mil unidades do INSS e pelo aplicativo “Meu INSS” e a Central 135. “A parceria visa dar mais agilidade às concessões de auxílio-doença com até 180 dias de afastamento”, destacou o INSS em nota.

Através do Atestmed, segurados poderão solicitar o benefício nas agências dos Correios, onde a documentação será digitalizada e enviada diretamente ao sistema do INSS. Além disso, é possível iniciar o requerimento pelo telefone na Central 135 e finalizar o processo nas agências dos Correios, com prazo de cinco dias para a entrega dos documentos necessários.

Desde a reformulação do Atestmed, em julho de 2023, até setembro de 2024, mais de 4 milhões de requerimentos foram registrados, sendo 2 milhões de benefícios concedidos, o que representa 78,66% do total dos benefícios por incapacidade temporária. Além da solicitação do auxílio, a parceria também permite que os segurados cumpram exigências de documentação ou complementação de informações no Balcão Cidadão, nas agências dos Correios.

Essa iniciativa visa acelerar o atendimento e oferecer mais praticidade aos trabalhadores que precisam solicitar o auxílio-doença, garantindo agilidade nos processos e ampliando o acesso ao benefício.