As campanhas de vacinação contra a covid-19, sarampo e gripe continuam, nesta segunda-feira (20/6), em Crateús. Aqueles que desejam iniciar ou dar sequência ao esquema vacinal podem procurar os pontos de vacinação divulgados pela Secretaria de Saúde. Os usuários devem comparecer com documento de identidade com foto, CPF e cartão de vacina. É obrigatório o uso de máscara para a vacinação.
Conforme a pasta, os locais de atendimento para vacinação estão divididos da seguinte forma: na sede da Secretaria de Saúde ocorre a imunização contra a Covid-19 (primeira, segunda, terceira e quarta doses), enquanto nas Unidades Básicas de Saúde são realizadas as aplicações das vacinas contra o sarampo e a gripe H1N1. Em ambos os casos, o atendimento é das 07h30 às 16 horas (de segunda a quinta) e das 7h30 às 11 horas durante as sextas-feiras.
Na oportunidade, a coordenadora do setor de imunologia da Secretaria de Saúde, Ana Azevedo, lembra que, na próxima sexta-feira, 24 de junho, será encerrada a campanha nacional de vacinação contra gripe e sarampo para os grupos prioritários (veja relação abaixo). A ação estava prevista para terminar no início do mês, no dia 3, mas foi prorrogada.
Confira quem faz parte do grupo prioritário para a vacina da gripe:
- Idosos acima de 60 anos;
- Trabalhadores da saúde;
- Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);
- Gestantes e puérperas;
- Povos indígenas;
- Professores;
- Pessoas com comorbidades;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;
Público-alvo da campanha contra o sarampo
- Trabalhadores da saúde;
- Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias)
O Ministério da Saúde, neste ensejo, informou que a partir do dia 25 de junho, estados e municípios poderão ampliar a campanha contra a gripe para toda a população a partir de 6 meses, enquanto durarem os estoques da vacina Influenza. A pasta, por sua vez, também deverá oficializar a partir de hoje (20), por meio de uma nota técnica, quarta dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas acima de 40 anos em todo o território nacional.
Com informações do repórter Antônio Fontenele