Crateús registra 119 novos casos de Covid-19 em uma semana; Secretaria de Saúde emite alerta

0

Diante do aumento no número de novos casos de Covid-19, a Secretaria de Saúde de Crateús emitiu nesta segunda (27) um comunicado orientando que a população procure os pontos de vacinação para atualizar o esquema vacinal contra a doença.

Na oportunidade, a titular da Pasta, Betinha Machado, informou que o município disponibiliza, na atualidade, a 1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses da vacina, porém muitas pessoas ainda estão com a atualização pendente. Nas salas de vacinação, situada no prédio da Secretaria de Saúde, os usuários devem apresentar apenas um documento de identidade com foto e o cartão de vacina.

“Graças à vacinação contra a Covid-19, foi possível reabrir os comércios, participar de grandes eventos e estar próximos de amigos e familiares, ações normais que foram restringidas por muito tempo. O município continua avançando na vacinação da população, mas a pandemia ainda não acabou, então precisamos que os cidadãos se mantenham protegidos contra a doença através da vacina”, disse.

Betinha alertou ainda que Crateús tem observado um aumento de novos casos de Covid-19 nos últimos dias. Conforme o mais recente Boletim Epidemiológico semanal divulgado pela SM, foram contabilizados 119 novos casos nos últimos sete dias.

“Os dados apontam que a grande maioria das pessoas que evoluem para um quadro grave da Covid-19 não se vacinaram ou não completaram o ciclo de imunização. A vacina está disponível de forma gratuita e é necessário que a população faça a sua parte”, pontuou.

Neste ensejo, a gestora explicou que o esquema de vacinação contra a Covid-19 pode ser iniciado, com a 1ª dose, por qualquer pessoa que tem 5 anos de idade ou mais, ao passo que a 2ª dose é essencial para completar o ciclo de imunização, conforme o intervalo preconizado pelo Ministério da Saúde para cada vacina. Crianças e adolescentes devem estar acompanhados, obrigatoriamente, de um adulto responsável.

A 3ª dose, por sua vez, está liberada para o público com 12 anos ou mais. As pessoas com idades entre 12 e 59 anos devem ter tomado a segunda dose há quatro meses ou mais; enquanto os crateuenses a partir de 60 anos devem respeitar o intervalo de três meses ou mais.

Já a 4ª dose pode ser recebida por adultos imunossuprimidos, trabalhadores da saúde e pessoas com 40 anos de idade ou mais, desde que tenham recebido a terceira dose há, pelo menos, quatro meses.

Com informações do repórter Marcelo Chaves