Rússia pode invadir a Ucrânia ‘a qualquer momento’, afirma secretário de Estado americano

0

O secretário de Estado americano, Antony Blinken, disse nesta sexta-feira (11) que a Rússia continua enviando tropas para sua fronteira com a Ucrânia e advertiu que a invasão pode começar “a qualquer momento”, inclusive durante as Olimpíadas de Inverno que acontecem na China.

“A invasão pode acontecer a qualquer momento e, sejamos claros, pode ocorrer inclusive durante os Jogos Olímpicos”, afirmou, referindo-se às hipóteses lançadas sobre o desejo da Rússia de esperar que esse importante evento esportivo termine para não ofuscar seu maior aliado, ou seja, a China.

“Para simplificar: continuamos a ver sinais preocupantes de uma escalada russa”, acrescentou Blinken após uma reunião com líderes da Austrália, Índia, Japão realizada em Melbourne, capital australiana.

Ainda de acordo com Antony Bliken, os Estados Unidos “preferem claramente resolver as diferenças por via diplomática” com a Rússia.

“Fizemos todos os esforços possíveis para conversar com a Rússia”, disse ele. “Mas, ao mesmo tempo, também fomos muito claros sobre o fortalecimento da dissuasão e defesa e fizemos a Rússia entender que, se escolher o caminho da agressão, terá que enfrentar consequências maiores”, completou.

Com informações da Redação