Rússia ameaça Finlândia e Suécia sobre possível entrada na Otan

0

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, sinalizou nesta sexta (25) uma eventual retaliação contra Finlândia e Suécia caso os dois países passem a integrar a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

“Todos os Estados-membros da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa [OSCE] em sua capacidade nacional, incluindo Finlândia e Suécia, reafirmaram o princípio de que a segurança de um país não pode ser construída à custa da segurança de outros”, disse Zakharova no mesmo dia em que representantes dos dois países europeus se reuniram com o Conselho da Aliança Atlântica.

Vale frisar que a OSCE é a maior organização regional de segurança do mundo, abrangendo todos os Estados europeus, a Federação Russa, os países da Ásia Central, a Mongólia, os EUA e o Canadá, totalizando 57 membros.

Neste ensejo, a forte resposta do governo de Vladimir Putin em relação à aproximação dos vizinhos junto à Otan deve-se ao temor de que a organização esteja presente nas fronteiras da Rússia com a Europa. Essa preocupação foi um dos fatores que levaram o país a entrar em guerra com a Ucrânia, que pretendia aderir à entidade.

Com informações da Redação