Quatro dias após a renúncia de Liz Truss, o Reino Unido tem um novo primeiro-ministro. O chefe de governo britânico será Rishi Sunak. Sunak, 42 anos, que foi ministro das Finanças durante a gestão de Boris Johnson. Filho de imigrantes indianos, ele é o primeiro líder de origem hindu a governar o país.
Sunak já era cotado para o cargo quando Boris Johnson renunciou, em julho, mas acabou perdendo a disputa para Liz Truss. Porém, com a desistência da primeira-ministra, oficializada na última quinta, 20, ele entrou novamente na disputa, ao lado de Penny Mordaunt e do próprio Johnson.
Neste ensejo, contudo, Johnson acabou por desistir neste domingo, 23, de tentar voltar ao cargo. Mordaunt, por sua vez, não conseguiu reunir apoio suficiente para apresentar uma candidatura.
Rishi Sunak ainda precisa ser convidado pelo monarca britânico, o Rei Charles III, antes de ser considerado oficialmente o primeiro-ministro, mas esse procedimento é considerado uma formalidade.
Após o anúncio do resultado, Sunak conversou com parlamentares e declarou que a prioridade de seu governo será a estabilidade econômica. Dentre as metas do novo primeiro-ministro, está a adoção de cortes de gastos, em meio ao aumento das taxas de energia, alimentos e hipotecas.
Com informações da Redação