Quarta dose de vacina contra Covid-19 para idosos no Ceará vai ser discutida na próxima semana

0

A aplicação da quarta dose da vacina contra Covid-19 em idosos, no Ceará, vai ser discutida no próximo dia 18, em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/CE). O único grupo prioritário para esta etapa da imunização são os imunossuprimidos, conforme orientação do Ministério da Saúde.

A Secretaria da Saúde do Ceará informou que segue a recomendação do Ministério para aplicação de quarta dose da vacina. No estado, atualmente recebem a dose de reforço (D3) todas as pessoas acima de 12 anos.

Ainda de acordo com a Sesa, até o momento, o Ministério da Saúde (MS) distribuiu 3.112.730 doses de vacina para dose de reforço e dose adicional (divulgada como terceira dose, D3) ao Ceará. Destas, 25.740 foram exclusivas para a dose adicional da população alvo de imunocomprometidos.

Para a quarta dose (D4), a Pasta não realizou distribuição específica. “No entanto, as demais doses recebidas pelo Estado e distribuídas aos municípios são suficientes para o início desta estratégia”, garante a Secretaria Estadual de Saúde.

Na última segunda, 11, o Estado recebeu mais 53.820 doses de vacinas da Pfizer contra a Covid-19 para aplicação em cidadãos cearenses. A informação foi anunciada pelo governador Camilo Santana (PT), em suas redes sociais.

Conforme o gestor, os imunizantes serão usados para a segunda dose da população com idade a partir de 12 anos. Na oportunidade, Camilo Santana ainda reforçou que cerca de 16 milhões de doses já foram administradas junto à população cearense.

Com informações da Redação