Quadra chuvosa de 2025 deve registrar chuvas abaixo da média no Ceará, aponta Funceme

0
FOTO: MARCIEL BEZERRA

De acordo com as previsões realizadas pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme),o estado do Ceará deve receber chuvas bem abaixo da média que é esperada para os meses que tradicionalmente marcam o período chuvoso no Ceará: dezembro, janeiro e fevereiro. Segundo a funceme este trimestre tem 45% de chances de registrar volume de precipitações menor do que o habitual.

Ainda de acordo com a Previsão Sazonal Climática da Funceme, também há 35% de probabilidade de que as chuvas fiquem dentro dos níveis históricos e 20% de chance de que as precipitações superem a média.

Essas projeções que indicam poucas precipitações de chuvas no Ceará, estão relacionadas com a temperatura do Oceano Atlântico que impacta diretamente nos sistemas meteorológicos que costumam favorecer as chuvas no estado.

Para melhorar as previsões, a Funceme já está utilizando o novo “supercomputador”, que possibilita o órgão o estudo de dois modelos atmosféricos globais diferentes para atualizar as informações com maior frequência e garantir maior probabilidade de acerto nas previsões.

“Estamos preocupados com essa situação, e vamos ficar atualizando essa informação climática sazonal à medida que as coisas forem avançando”, conclui o pesquisador da Funceme, Francisco Vasconcelos Júnior.