Com a aproximação do fim da quadra chuvosa, programada para ser finalizada no dia 31 de maio, o Ceará ainda registra uma boa quantidade de reservatórios transbordando. De acordo com a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), o estado apresenta hoje (22) um total de 50 açudes vertendo, outros 32 estão com capacidade ocupada acima de 90%.
Este ano marcou um dos melhores resultados no acúmulo hídrico do Ceará. Segundo a Cogerh, o percentual concentrado nos 157 reservatórios monitorados pela companhia é o melhor dos últimos doze anos. O órgão aponta em seu site oficial que atualmente o Ceará registra 56,9% de toda sua carga hídrica preenchida.
Vale salientar que, entre as bacias hidrológicas do estado, o melhor resultado está na bacia do Baixo Jaguaribe, que anota 100% de sua potência ocupada. As bacias de Coreaú e do Curu também estão com níveis considerados excelentes, ambas com mais de 99% de ocupação. Responsável por abastecer a maioria das cidades do Cariri, a Bacia do Alto Jaguaribe registra nesta quarta-feira (22) um percentual de 70,42% de capacidade preenchida.
Indica-se que as situações mais preocupantes se dão nas bacias dos Sertões de Crateús e Médio Jaguaribe, elas estão com 24,05% e 37,32% de ocupação, respectivamente.