O Croatá Fest 2023, tradicional festa do município da Serra da Ibiapaba, teve o cancelamento confirmado nesta terça-feira (22/08). O comunicado oficial foi realizado pelo prefeito da cidade, Ronilson Oliveira (MDB), por meio de suas redes sociais.
De acordo com o gestor, o que se pensa a primeiro momento é adiar o evento. No entanto, o cenário ainda está incerto devido à queda de repasses. Se a situação for normalizada, o objetivo é marcar uma nova data para a realização do Croatá Fest.
Atrações como Iguinho e Lulinha, Lagosta Bronzeada e Lázaro Gama eram nomes já confirmados para animar a festividade. A situação de Croatá reflete o momento vivido pelos demais municípios cearenses. Diante das dificuldades financeiras geradas pelas constantes queda dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) às prefeituras do Brasil, mais de 130 prefeitos do Ceará irão suspender suas atividades como forma de protesto, no dia 30 de agosto.
Segundo o prefeito Ronilson Oliveira, o momento requer cautela e suspender o Croatá Fest se mostra como o melhor caminho. “Sabemos que uma festa ajuda o comércio e o desenvolvimento local, mas nós temos de ter responsabilidade sob as nossas ações. Infelizmente, devido a diminuição dos recursos, achei melhor repensarmos a data para que a gente não comprometa os serviços essenciais à nossa população. Não acho justo estar fazendo uma festa e não ter um médico no hospital”, explicou.
Com informações do jornal A Notícia do Ceará