O Itamaraty transferiu temporariamente os serviços da embaixada brasileira de Kiev, capital da Ucrânia, para um novo posto de atendimento consular em Lviv, cidade próxima da fronteira com a Polônia, para onde tem se dirigido um grande fluxo de brasileiros que tentam deixar o país fugindo da guerra com a Rússia. As informações foram divulgadas na noite de quarta-feira (1) pelo Ministério das Relações Exteriores.
De acordo com a pasta, um segundo posto de atendimento também foi aberto em Chisinau, capital da Moldávia, com o objetivo de facilitar a assistência aos brasileiros que buscam a saída da Ucrânia pela Romênia. Segundo o Itamaraty, a medida foi tomada em virtude da deterioração da segurança em Kiev e vai de encontro ao que tem sido feito por embaixadas de outros países.
“Os postos de atendimento em Lviv e Chisinau complementam as medidas de apoio aos brasileiros, haja vista que viabilizam a confecção de documentos de viagem; bem como oportunizam a retirada de cidadãos oriundos do Brasil do território ucraniano”, diz a nota.
Com informações da Redação