Rodrigo Pacheco deixa o DEM e se filia ao PSD visando candidatura ao Planalto

0

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (MG) deixará seu atual partido, o DEM, para se filiar ao PSD no próximo mês de outubro. De acordo com interlocutores, o ato de filiação de Pacheco será realizado via convenção partidária, ao passo que deve marcar o início de sua campanha à presidência da República. Vale destacar que o convite para a filiação de Pacheco partiu do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab.

O foco principal do projeto é viabilizar a candidatura de Rodrigo Pacheco como cabeça de chapa presidencial, contando com o apoio dos partidos que rejeitam Bolsonaro e Lula. Este cenário favorável a uma terceira via é ratificado através das pesquisas de intenção de votos, que mostram rejeição elevada tanto de Bolsonaro quanto de Lula (ambos em torno de 50%).

Cabe ressaltar ainda que Rodrigo Pacheco deve conciliar suas atividades como presidente do Senado e a agenda como pré-candidato, haja vista que – conforme a Lei Eleitoral – o parlamentar não é obrigado a deixar o cargo para fazer sua campanha pelo Palácio do Planalto.

Com informações do repórter Marcelo Chaves