Dois partidos da base aliada do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), PSB e PDT selaram um acordo para que viabilizem juntos candidaturas a prefeituras pelo país nas eleições de 2024.
Segundo o blog do jornalista Lauro Jardim, do GLOBO, o acerto foi feito em reunião na semana passada entre as duas siglas, que são comandadas por Carlos Siqueira (PSB) e pelo ministro Carlos Lupi (Previdência Social), presidente licenciado do PDT.
A ideia, por ora, é de uma união acordada, para que se montem chapas de prefeitos e vice de acordo com a força dos partidos em cada uma das regiões. A união das duas siglas é uma ensaio para uma possível federação partidária no futuro.
No Ceará a aliança afeta diretamente os planos do ministro Camilo Santana que tem seu pai Eudoro Santana hoje na presidência do PSB/CE.
Com o entendimento nacional, o PSB deve apoiar a reeleição de José Sarto em Fortaleza, enquanto o PDT deve apoiar no Recife o prefeito João Campos.
Com isso a expectativa de ter o presidente da assembleia Evandro Leitão disputando a prefeitura de Fortaleza pelo PSB fica frustrada, Cid Gomes que também poderia deixar o PDT para se filiar com seu grupo ao PSB, deve procurar outro caminho.