Nome de Aras ganha força como plano B para o Supremo Tribunal Federal

0

Nesta terça-feira (24), o procurador-geral da República Augusto Aras será sabatinado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado para ser reconduzido ao posto. No entanto, não está descartada a possibilidade de Aras ser indicado ao Supremo Tribunal Federal, no lugar de Marco Aurélio Mello, aposentado em julho.

Segundo informações da colunista Monica Bergamo, da Folha de S. Paulo, o primeiro indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para assumir o cargo – o antigo titular da Advocacia-Geral da União, André Mendonça – está enfraquecido.

Cabe destacar que, assim como Aras, a indicação de Mendonça precisa passar pelo Senado Federal. No entanto, a aprovação tornou-se mais difícil após o acirramento do conflito entre Bolsonaro e STF. Vale lembrar que, na última semana, o presidente da República pediu o impeachment do ministro Alexandre de Moraes e ainda pretende enviar outro pedido, para que Luís Roberto Barroso seja destituído do cargo.

Uma substituição possível, caso Aras deixe a PGR, é pela subprocuradora Lindôra Araújo, que possui ligações próximas ao presidente.

Com informações da Redação