O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta quarta (11) que o avanço da vacinação contra a Covid-19 no País possibilitará o fim do uso de máscaras até o fim deste ano.
“Eu garanto a vocês, em nome do Governo Federal, que até o fim do ano toda a população brasileira estará vacinada contra a Covid-19. Vamos por fim ao caráter pandêmico dessa doença para tirar de uma vez por todas essas máscaras”, disse o ministro. O chefe da pasta esteve na inauguração de uma UBS (Unidade Básica de Saúde) em Paranoá, em Brasília.
Na ocasião, o gestor subiu o tom contra opositores ao governo do presidente Bolsonaro. Queiroga explicou ainda que qualquer flexibilização deve levar em conta o cenário atual. “Depende não só do percentual da população vacinada, mas também do momento da pandemia. Se você tem uma situação como hoje que sinaliza para uma redução de casos e óbitos, e a gente avança na campanha de vacinação, é possível já flexibilizar o uso de máscaras, como aconteceu nos outros países”, comentou.
Por sua vez, o ministro também pontuou que o Brasil está próximo de chegar à distribuição de mais de 200 milhões de doses de vacinas. Conforme o painel de informações sobre a campanha de vacinação, das 184,8 milhões de doses que foram enviadas aos Estados, 155,4 milhões já foram aplicadas na população.
Com informações da Redação