O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) anunciou, na tarde desta segunda-feira (14), o nome do primeiro-cavalheiro do Ceará, o ex-prefeito de Sobral Veveu Arruda (PT) como membro da equipe de transição de Lula. O petista é o terceiro cearense no colegiado e atuará no Grupo de Trabalho da Educação.
A indicação de Veveu para tratar da área da Educação gera especulação sobre a possibilidade de indicação do nome da governadora Izolda Cela para o Ministério da Educação (MEC), o que tem sido sondado nas últimas semanas. Arruda já foi prefeito de Sobral, é aliado do senador Cid Gomes (PDT) e atuou na coordenação da campanha do governador Elmano de Freitas (PT) durante o pleito deste ano.
Além dele, outros dois cearenses foram indicados para a equipe de transição de Lula. Um deles é Rubens Linhares, assessor do deputado Acrisio Sena (PT), que atuará no grupo responsável para acompanhar pessoas com deficiência. A jornalista e professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Helena Martins, integra o grupo de Comunicação.