Deputados federais e senadores definem, nesta terça-feira, coordenação da bancada do Ceará

0

Deputados federais e senadores se reúnem, nesta terça-feira, em Brasília, para definir quem irá coordenar a bancada do Ceará em 2023. O pedetista Eduardo Bismarck tem apoio da maioria dos 25 parlamentares, mas nome sofre resistência do PT que trabalha o nome da deputada Luizianne Lins.

O novo nome que vai comandar a bancada cearense no Congresso Nacional ainda não foi anunciado oficialmente, mas a tendência é de que o deputado federal Eduardo Bismarck (PDT) seja formalizado no posto de coordenador. Isto porque o parlamentar possui votos suficientes para ocupar o cargo – 17 deputados e 2 senadores – e deve ser anunciado após reunião entre os parlamentares, prevista para próxima semana.

Atual coordenador, o deputado federal Junior Mano (PL) é quem está encarregado de marcar o encontro entre os integrantes da bancada cearense em Brasília. O acordo foi costurado após articulação entre os partidos, onde ficou decidido que haverá rotatividade de comando pelos próximos anos, começando pelo parlamentar integrante da legenda com maior número de cadeiras (o PDT possui 5 deputados e um senador), até a sigla com menor quantidade de representantes.