A Polícia Federal do Amazonas informou, neste domingo (12), ter encontrado durante as buscas objetos que pertencem ao indigenista Bruno Araújo Pereira e ao jornalista britânico Dom Phillips, desaparecidos na região do Vale do Javari (AM). De acordo com o órgão, os itens identificados são: cartão de saúde, calça, chinelos, botas e uma mochila.
“Na região onde se concentraram as buscas foram encontrados objetos pessoais pertencentes aos desaparecidos, sendo 1 (um) cartão de saúde em nome do Sr. Bruno Pereira, 1 (um) calça preta pertencente ao Sr. Bruno Pereira, 1 (um) chinelo preto pertencente ao Sr. Bruno Pereira, 1 (um) par de botas pertencente ao Sr. Bruno Pereira, 1 (um) par de botas pertencente ao Sr. Dom Phillips e 1 (uma) mochila pertencente ao Sr. Dom Phillips contendo roupas pessoais”, diz o órgão em nota.
De acordo com a PF, foram percorridos cerca de 25 km durante as buscas, “com procuras minuciosas” pela selva, em trilhas existentes na região, áreas de igapós e furos do rio Itaquaí. “Nada é mais importante do que a busca pelos senhores Bruno Pereira e Dom Phillips”, diz a instituição, que reforça o compromisso com a “elucidação dos fatos e mantém a esperança de encontrá-los”.
Pereira, que é servidor da Funai, e Phillips, colaborador do jornal The Guardian, foram vistos pela última vez no dia 5 deste mês no Vale do Javari, após partirem em uma lancha com destino à cidade de Atalaia do Norte (AM).
Horas após localizar os referidos objetos, as equipes de buscas confirmarem que foi localizado um estômago humano nas proximidades do rio Itaquaí. O órgão foi enviado para o Instituto Nacional de Criminalística, a fim de descobrir se pode ser de um dos desaparecidos.
Com informações da Redação