Começam a funcionar nesta segunda-feira (29) duas novas modalidades do PIX: o PIX Saque – que permitirá o saque em dinheiro em estabelecimentos comerciais – e o PIX Troco – que também permitirá o saque, mas associado a uma compra ou à prestação de um serviço.
De acordo com o Banco Central, a oferta dos novos produtos, no entanto, é opcional e depende de adaptação dos sistemas das lojas.
Até a última sexta-feira, 26, o BC ainda não tinha nenhum estabelecimento registrado para ofertar os serviços.”Eles poderão iniciar a oferta a partir de hoje, sendo um processo gradual de adoção”, esclareceu a instituição.
“A efetiva disponibilidade aos usuários finais requer, ainda, que os estabelecimentos comerciais adaptem seus sistemas e realizem os procedimentos operacionais para a oferta dos serviços”, acrescentou.
Todas as pessoas que tiverem conta em uma das instituições participantes do PIX poderão utilizar os novos serviços. Serão oito operações gratuitas por mês para as pessoas físicas, incluindo os saques tradicionais.
Ainda conforme o BC, o limite máximo das transações do PIX Saque e do PIX Troco é de R$ 500,00 durante o dia, e de R$ 100,00 no período noturno (das 20 horas às 6 horas).
Com informações da Redação