O deputado estadual Cláudio Pinho, liderança importante do PDT no Estado, estipulou em conversa com o OPINIÃO CE que o seu partido deve definir quem vai apoiar no segundo turno das eleições em Fortaleza até a próxima sexta-feira (11). Na capital cearense, André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) serão adversários no turno adicional. Conforme o parlamentar, o ex-prefeito Roberto Cláudio e o prefeito José Sarto (PDT) devem conversar com os integrantes partidários para que isso seja decidido em conjunto.
Pinho afirmou ainda que já teve uma conversa rápida com Evandro, no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), onde os dois são colegas parlamentares. A conversa teve como objetivo abrir um diálogo entre o candidato petista e Roberto Cláudio, presidente do PDT Fortaleza. O OPINIÃO CE apurou também que Roberto Cláudio conversou com interlocutores de André Fernandes. Ainda não há definição de quem o grupo vai apoiar.
Situação que pode ter peso na definição é o fato de que o PDT faz parte da base do Governo Lula. O partido possui dois ministros: Waldez Góes, da Integração e Desenvolvimento Regional; e Carlos Lupi, da Previdência Social. Lupi, aliás, é também presidente licenciado do PDT Nacional, cargo ocupado, atualmente, pelo deputado federal cearense André Figueiredo.