Passaporte de vacinação deverá ser exigido em todos os estabelecimentos do Ceará

0

O Governo do Estado propôs a utilização do passaporte vacinal contra a Covid-19 para que os eventos de fim de ano e os estabelecimentos comerciais que ainda têm restrição de público possam aumentar a sua capacidade. A sugestão foi levantada durante reunião do Comitê de Retomada das Atividades Econômicas com representantes de diversos setores do empresariado cearense, nesta segunda-feira (8).

Neste ensejo, o secretário de Planejamento e Gestão do Ceará, Flávio Ataliba, confirmou a intenção do Executivo estadual; à medida que ressaltou a necessidade de discussão e aprovação pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus.

A previsão incluída no último decreto estadual de enfrentamento à Covid-19 estima que, no réveillon deste ano, serão permitidas até 5 mil pessoas em eventos em locais abertos e 2,5 mil em locais fechados. Contudo, as autoridades sanitárias estão autorizadas a rever o quantitativo, caso haja crescimento de confirmações da doença ou de óbitos.

Durante o encontro realizado hoje, o titular da Secretaria de Planejamento ressaltou que há o interesse do estado em implementar o passaporte vacinal o que, segundo ele, foi prontamente aceito pelos setores empresariais. Ataliba pontuou ainda que o governador Camilo Santana deve lançar um aplicativo já pronto, pelo qual o cidadão poderá comprovar o ciclo vacinal completo. Em Fortaleza, já há o certificado de vacinação online.

“Acreditamos que é uma estratégia natural, assim como está acontecendo em outros países, termos o passaporte como condição necessária para que haja maior fluxo em vários estabelecimentos e voltarmos, o máximo possível, a termos uma vida semelhante a que tínhamos antes”, concluiu o secretário.

Com informações da Redação