Parlamento da Ucrânia aprova estado de emergência

0

O Parlamento da Ucrânia aprovou nesta quarta-feira (23) a implementação do estado de emergência decretado pelo presidente do país, Volodmir Zelenski, diante do agravamento da situação no leste do país e da ameaça militar russa. A medida extraordinária, que vale para todo o país, exceto as regiões de Donetsk e Lugansk, recebeu o aval de 335 dos 339 parlamentares presentes.

A votação ocorreu horas depois que o governo russo começou a esvaziar sua embaixada em Kiev. Além do estado de emergência de 30 dias, a Ucrânia anunciou que haverá serviço militar obrigatório para todos os homens em idade de combate e pediu que os cidadãos ucranianos que residem na Rússia deixem o país.

A tensão entre a Ucrânia e a Rússia foi agravada ao longo desta semana depois que Vladimir Putin reconheceu a independência das autoproclamadas “repúblicas populares” de Donetsk e Lugansk e ordenou o envio de tropas às regiões para “assegurar a paz”. Na prática, o decreto emitido pelo Kremlin estende o reconhecimento de autonomia para além dos limites controlados pelos separatistas pró-Rússia.

Com informações da Redação