O Papa Francisco anunciou neste domingo (29) os arcebispos Dom Leonardo Steiner, de Manaus, e Dom Paulo Cezar Costa, de Brasília, como novos cardeais da Igreja Católica. Os dois brasileiros irão assessorar diretamente o Pontífice em questões administrativas e econômicas e ficarão responsáveis por eleger um novo Papa. A oficialização ocorrerá em uma cerimônia que será realizada no dia 27 de agosto.
Dom Leonardo Ulrich Steiner será o primeiro cardeal da Amazônia brasileira. Ele nasceu no dia 6 de novembro de 1950 em Forquilhinha (SC). Fez sua profissão religiosa na Ordem dos Frades Menores em 2 de agosto de 1976 e foi ordenado sacerdote em 21 de janeiro de 1978.
Ele foi nomeado bispo em 2 de fevereiro de 2005 pelo Papa João Paulo II para a Paróquia de São Félix do Araguaia (MT), sucedendo a dom Pedro Casaldáliga. Tomou posse como arcebispo de Manaus em janeiro de 2020, após assumir o cargo ocupado por Dom Sergio Castriani desde 2013.
Já Dom Paulo Cezar Costa foi ordenado presbítero aos 25 anos, quando foi vigário paroquial na Paróquia de São Pedro e São Paulo, no município de Paraíba do Sul. Ele foi nomeado como bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ) pelo Papa Bento XVI, em 2010. Desde o mês de janeiro de 2021, atua como Arcebispo de Brasília.
Nascido em Valença, no estado do Rio de Janeiro, em 20 de julho de 1967, Dom Paulo Cezar Costa tem graduação em teologia pelo Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro, além de mestrado e doutorado na mesma área pela Pontifícia Universidade Gregoriana.
Com informações da Redação