Aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão receber o pagamento de janeiro com reajustes.
De acordo com o Ministério da Previdência, as correções da folha de pagamento já estão sendo feitas pela Dataprev, e os segurados que ganham acima do salário-mínimo terão aumento de 3,71%, e os que ganham abaixo do piso nacional vão receber o benefício reajustado em 6,97%.
Conforme o cronograma, a partir de 23 de janeiro, os beneficiários poderão consultar o extrato de pagamento para verificar quanto vão receber.
Os depósitos referentes a janeiro serão feitos de 25 de janeiro a 7 de fevereiro para quem recebe até um salário-mínimo. Segurados com renda mensal acima do piso nacional terão seus pagamentos creditados a partir de 1º de fevereiro. Atualmente, 25.931.724 pessoas recebem até um salário-mínimo e 13.370.823 acima do piso nacional. Desse total, 5,8 milhões ganham benefícios assistenciais, segundo dados de dezembro.
Os segurados que se aposentaram ou começaram a receber pensão ou auxílio ao longo de 2023 e têm benefícios acima do mínimo não receberão integralmente o reajuste. Neste caso, a correção será proporcional ao número de meses em que o benefício foi concedido.
As alíquotas podem variar de 3,71%, para quem começou a receber o benefício em janeiro de 2023, a 0,55% aos que se aposentaram em dezembro passado. Os percentuais estão na portaria conjunta dos ministérios da Previdência e da Fazenda.