Começa a valer nesta segunda-feira (4) o limite de R$ 1 mil para transferências e pagamentos realizados por pessoas físicas das 20h às 6h, incluindo o PIX. Pessoas jurídicas (empresas) não serão atingidas com a medida.
Cabe destacar que o limite poderá ser alterado a pedido do cliente, através dos canais de atendimento eletrônicos. Porém, a instituição financeira deve estabelecer prazo mínimo de 24 horas para a efetivação do aumento.
De acordo com o Banco Central, os bancos devem oferecer ainda aos seus clientes a opção de cadastrar previamente contas que poderão receber transferências acima dos limites estabelecidos.
A limitação de transferências e pagamentos é uma das medidas anunciadas pelo BC para tornar o PIX mais seguro e reduzir a vulnerabilidade dos sistemas às ações de criminosos. Neste ensejo, também foram adotadas iniciativas como o bloqueio preventivo dos recursos em caso de suspeita de fraude e notificações obrigatórias de transações rejeitadas. Todas as mudanças devem entrar em vigor em 16 de novembro.
Com informações da Redação