A Operação Eleição 2024 será implementada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), mobilizando, entre sábado e domingo, um total de 21.560 agentes em todo o território cearense durante o primeiro turno das eleições municipais. As ações são coordenadas pela SSPDS em colaboração com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a Procuradoria Regional Eleitoral e outras entidades parceiras.
A Polícia Militar do Ceará (PMCE) contará com um efetivo de 18.275 policiais em todo o estado. Nesta quarta-feira (02/10), houve o envio de parte desse reforço para o interior, onde 1.274 militares foram destacados para fortalecer a segurança em várias cidades. Na última segunda-feira (30/09), 326 policiais foram enviados para 39 municípios.
A Polícia Civil do Ceará (PCCE) disponibilizará 1.776 profissionais durante o fim de semana eleitoral. Uma novidade desta edição é o aumento do efetivo, que atuará de forma ininterrupta desde as 8h de sábado até as 20h de domingo, totalizando 36 horas de operação. Haverá 81 delegacias em funcionamento durante a Operação Eleição 2024, um aumento de 138% em relação às eleições de 2022, com 47 delegacias a mais disponíveis.
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e a Perícia Forense do Ceará (Pefoce) também estarão presentes na operação, contando com 586 e 244 profissionais, respectivamente. Todos os setores de inteligência dos órgãos de segurança pública estarão ativos sob a coordenação da Coordenadoria de Inteligência da SSPDS-CE (Coin).
Equipes das coordenadorias da SSPDS contribuirão para as atividades de segurança, investigação e inteligência. Com um total de 679 profissionais, as seguintes coordenadorias participarão da operação: Coordenadoria de Inteligência (Coin), Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas do Ceará (Ciopaer). Para uma melhor atuação serão utilizados dados fornecidos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).
A Ciopaer/SSPDS colocará cinco aeronaves à disposição e garantirá o funcionamento de suas bases em Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte, Crateús e Quixadá. As aeronaves oferecerão suporte aéreo às forças de segurança, realizando missões de monitoramento de pessoas e veículos suspeitos, além de atuar preventivamente no combate ao crime e prestar serviços aeromédicos quando necessário.