Subiu para 227 o número de mortos no terremoto de magnitude 7,2 na escala Ritcher registrado neste sábado (14) no Haiti, segundo balanço preliminar divulgado pela Defesa Civil do país. As cidades de Les Cayes e Jérémie, no sudoeste da ilha, foram as mais afetadas pelo tremor.
As autoridades haitianas afirmaram que centenas de cidadãos estão soterrados ou desaparecidos. O abalo sísmico também foi sentido em diversas áreas do Caribe, incluindo República Dominicana, Jamaica e Cuba.
O epicentro do terremoto ocorreu a 8km da cidade de Petit Trou de Nippes, no oeste da ilha, a cerca de 150 km da capital Porto Príncipe, e a uma profundidade de 10 km. O primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, decretou estado de emergência por 30 dias e lamentou as mortes. Em nota, ele confirma que mobilizou recursos do governo para auxiliar as famílias mais afetadas. “Meus sentimentos aos parentes das vítimas deste sismo que gerou tantas perdas de vidas humanas. O foco agora é reconstruir nosso país”, escreveu Henry.
Com informações da Redação