Os atendimentos do Hospital São Lucas, de Crateús, passarão por uma ampliação e a unidade deve inaugurar, em cerca de 30 dias, um novo centro de diagnóstico. A afirmação foi feita pelo diretor do hospital, Marcos Granemann, em entrevista à Rádio Poty nesta sexta (21).
De acordo com o gestor, o espaço está sendo erguido há alguns meses e compreende uma grande ampliação que visa readequar os serviços do hospital à atual demanda diária de atendimento. Entre os serviços que serão ofertados no centro de diagnóstico está incluída a realização de tomografias a partir do novo aparelho – o qual deve ser instalado no local em até 15 dias.
Ainda na ocasião, o diretor da unidade também reforçou o início – dentro de um prazo estimado de 30 dias – do funcionamento da nova Unidade de Terapia Intensiva Neo-natal e pediátrica, cujas obras estão em fase de finalização.
Em relação às cirurgias eletivas, Marcos Granemann salientou que, por conta do aumento da demanda de atendimentos, a realização de novos procedimentos encontra-se fora da meta planejada: “Hoje, a unidade conta com 04 cirurgiões, em dias distintos, os quais, por sua vez, executam cerca de 500 procedimentos por mês – incluindo urgência e emergência. Contudo, recentemente apresentamos um estudo de viabilidade para a contratação de novos cirurgiões, afim de reduzir essa espera”, pontuou.
Cabe lembrar que, em dezembro de 2020, o Governo do Ceará adquiriu o Hospital São Lucas, unidade hospitalar filantrópica administrada pela Associação São Camilo desde 2011 e que, atualmente, possui cerca de 155 leitos. Neste ensejo, após a incorporação junto à rede pública estadual, o Hospital São Lucas também passará a funcionar como unidade-escola da Universidade Estadual do Ceará (Uece)/Faculdade de Educação de Crateús (Faec), que está implementando a oferta da graduação em Medicina.
Conforme o planejamento da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), após a conclusão do processo de regionalização da unidade, a estrutura física do hospital será praticamente dobrada – ampliando o total de leitos para 300. Também serão realizados gratuitamente diversos tipos de consultas e exames à toda a população dos 11 municípios que integram a região dos Sertões de Crateús
Com informações da Redação