Mulher de Ciro Gomes tem bens bloqueados para o pagamento de indenização a Fernando Holiday

0

As contas da produtora cultural Giselle Oliveira Bezerra, mulher do ex-ministro Ciro Gomes (PDT), foram bloqueadas pela juíza Ligia Dal Colletto Bueno, da 1ª Vara do Juizado Especial Cível de São Paulo. A magistrada determinou a penhora de mais de R$ 100 mil para o pagamento de indenização que o ex-ministro deve ao vereador paulistano Fernando Holiday (Republicanos).

Em 2018, Holiday moveu uma ação por danos morais contra Ciro. Na ocasião, o ex-ministro chamou o vereador de “capitãozinho do mato”. Ele proferiu as declarações em 16 de junho daquele ano, durante entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan. Na denúncia, a defesa de Holiday qualifica as falas de Ciro como “humilhantes, pejorativas e em notório caráter de preconceito racial”. 

As declarações de Ciro Gomes

A Justiça confirmou a condenação em 2020, e Holiday ingressou com uma ação judicial para que Ciro execute o pagamento da indenização por dano moral.

A 1ª Vara do Juizado Especial Cível de São Paulo já havia determinado a penhora de uma casa do ex-ministro em Sobral, no Ceará, cidade natal e reduto político da família Gomes. Contudo, como a propriedade do imóvel não foi comprovada, a penhora não ocorreu.

Como não foi possível obter o valor em bens de Ciro, Holiday requereu que o montante fosse cobrado da mulher do ex-ministro, com base no Código de Processo Civil.