O Ministério da Saúde estuda rebaixar o status de pandemia de Covid-19 para endemia no Brasil. A expectativa da pasta é ter um posicionamento sobre o assunto nas próximas três ou quatro semanas, após o feriado de carnaval.
A secretária de Enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde, Rosana Leite de Melo, afirmou, em entrevista ao portal Metrópoles, que o debate será tratado com os gestores do ministério e com os concelhos nacionais de secretários estaduais e municipais de saúde (Conass e Conasems). O órgão deve contar ainda com o apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).
Cabe destacar que a mudança de status da pandemia de Covid para endemia já foi adotada em alguns países europeus, como a Dinamarca e o Reino Unido. Nesses locais, algumas medidas de restrição foram abandonadas, como a obrigatoriedade de apresentação de teste negativo para a doença para entrar no território, além da exigência do uso de máscara de proteção em ambientes abertos.
De acordo com a secretária, será observada a dinâmica do contágio e o comportamento da subvariante BA.2, da cepa Ômicron. No país, foram notificados 12 casos positivos da subvariante BA.2 – sete em São Paulo, três no Rio de Janeiro, um em Santa Catarina e um em Minas Gerais.
“A partir do momento em que há uma baixa circulação do vírus, ele passa a se transformar, assim como ocorre com o vírus da influenza. Teremos surtos em alguns lugares, enquanto em outros a circulação vai estar baixa. O alerta, porém, será contínuo, haja vista que ainda permaneceremos um bom tempo com as mobilizações”, disse.
Com informações da Redação