Conforme balanço divulgado neste sábado (28) pelo Ministério da Saúde, cerca de um milhão de doses de vacina contra a Covid-19 foram aplicadas nos adolescentes entre 12 e 17 anos. Vale destacar que, com o avanço da vacinação em adultos no Brasil, Estados e Municípios iniciaram nos últimos dias a imunização junto ao público dessa faixa etária.A orientação da Pasta, entretanto, é que a vacinação dos adolescentes só seja iniciada depois que as cidades aplicarem a primeira dose em toda a população adulta.
Outra recomendação das autoridades é que os municípios apliquem preferencialmente a vacina da Pfizer, haja vista que o referido imunizante é o único que possui aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para utilização nestes grupos.
De acordo com o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, até o dia 15 de setembro, o Brasil terá recebido outras 150 milhões de doses para imunizar toda a população adulta.
“São mais de 20 milhões de adolescentes entre 12 e 17 anos. Com a chegada de mais doses da Pfizer até o fim de setembro, teremos doses suficientes para distribuir imunizantes e vacinar, não só os adolescentes, mas também aplicar a dose de reforço nas pessoas com mais de 70 anos e imunossuprimidos. Mas é importante que os municípios concluam a vacinação dos adultos com a primeira dose”, disse, em nota, o secretário-executivo.
Até o momento, o Ministério da Saúde distribuiu mais de 230 milhões de doses de vacina contra a covid-19. Destas, mais de 187 milhões foram aplicadas, sendo 128,4 milhões em primeira dose, o que corresponde a 79,8 % da população adulta com ao menos uma dose de vacina. A pasta informou ainda que mais de 59 milhões de brasileiros já completaram o esquema vacinal, ou seja, 36,9 % da população-alvo.
Com informações da Redação