O MEC (Ministério da Educação) confirmou hoje (17), em coletiva de imprensa, as mudanças previstas para o Enem. As alterações já haviam sido aprovadas em parecer do CNE (Conselho Nacional de Educação), na segunda-feira (14).
A partir de 2024, o candidato poderá escolher a área de conhecimento da prova do segundo dia. O objetivo é alinhar o Enem ao novo ensino médio, que começou a ser implementado nas escolas públicas e privadas no início deste ano.
“O novo Enem valorizará ainda mais a capacidade de reflexão e análise, além de contemplar a flexibilidade curricular, permitindo que as aptidões e as escolhas dos nossos jovens sejam consideradas”, disse o ministro da Educação, Milton Ribeiro.
Segundo o titular da pasta, o primeiro dia de exame terá perguntas relacionadas à formação geral básica do aluno, com foco nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. As questões, no entanto, serão interdisciplinares. Ainda nesta primeira etapa, os alunos terão que entregar uma redação.
Já no segundo dia, o aluno responderá perguntas da área de conhecimento escolhida. O MEC irá oferecer quatro blocos de perguntas para os candidatos —ainda não há detalhes de quantas e como serão as questões.
Com informações da Redação