Mais quatro policiais militares são expulsos por participação em motim de 2020 no Ceará

0

Quatro policiais militares foram expulsos da corporação por participação no motim de parte da categoria, ocorrido em 2020, no Ceará. A decisão, publicada no Diário Oficial do Estado, nesta sexta-feira (13), pune três soldados e um cabo do BPRaio com o banimento. A medida cabe recurso.

Os militares expulsos foram identificados como Alexsandro Alcântara de Araújo, Francisco Alex de Menezes Felinto, Kleber Jefferson Damasceno Jales e Jardel Oliveira Rodrigues. Segundo a decisão, eles aparecem em imagens registradas do motim ao lado de Flávio Alves Sabino, um dos líderes do movimento, também expulso pela Controladoria Geral de Disciplina.

Para a Controladoria Geral do Estado, a conduta praticada pelos acusados enquadra-se como sendo crime de “revolta”, uma vez que, na condição de militares, eles reuniram-se armados com a “finalidade de desrespeitar a ordem e a disciplina militares, fazendo-o por meio da ocupação de estabelecimento e da utilização de instrumentos da caserna, sendo estes, respectivamente, um quartel e algumas viaturas”.

A decisão argumenta ainda que eles compareceram fardados ao Quartel, utilizando-se do local como concentração dos amotinados. “Assim sendo, supostamente, praticaram ato de incitação à subversão da ordem política e social, bem como instigaram outros policiais a atuarem com desobediência, indisciplina e a incorrerem na prática de crime militar”, complementa o parecer jurídico.

O motim de parte da PMCE aconteceu em fevereiro de 2020, quando vários agentes ingressaram em um movimento contra o Governo do Ceará por divergências sobre ajuste salarial entre a categoria e o Executivo estadual.

Com informações da Redação