Nesta terça-feira (22), mais de 50 beneficiários do programa Bolsa Família, em Santa Quitéria, relataram o roubo dos valores de suas contas. O número de vítimas pode aumentar, já que mais pessoas compareceram à agência da Caixa Econômica Federal e à Delegacia de Polícia Civil para registrar que também foram prejudicadas. Um crime semelhante havia ocorrido há cerca de dois meses, mas desta vez, os saques fraudulentos parecem ter ocorrido de forma localizada e em massa.
As vítimas relataram prejuízos que variam entre R$ 600 e R$ 1.000, com suspeitas de clonagem de cartões. Há indícios de que dispositivos conhecidos como “chupa-cabra” tenham sido usados para capturar as informações dos clientes nos caixas eletrônicos. Os saques ocorreram em Santa Quitéria e também em Fortaleza, nos bairros Fátima e Papicu, e em Canindé. Câmeras de segurança registraram um homem não identificado realizando saques em diferentes dias e horários.
A Caixa Econômica Federal informou que está registrando boletins de ocorrência e processando pedidos de contestação para reembolso dos clientes afetados. O setor de inteligência do banco está colaborando com as investigações, que ficarão a cargo da Polícia Federal, uma vez que os valores roubados são referentes a um programa do Governo Federal. A gerência local garantiu que nenhum beneficiário será prejudicado.