Uma auditoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) apontou que mais de um milhão de brasileiros estão sofrendo descontos indevidos de aposentadorias e pensões do órgão. De acordo com os dados, quase 8 milhões de aposentados e pensionistas têm descontos no pagamento. Alguns, no entanto, segundo a auditoria do INSS, estão sendo cobrados de maneira indevida.
Os números mostram que, entre janeiro de 2023 e maio de 2024, 1.056.290 não autorizaram o desconto, que, em média, é de R$ 39,74 por mês. Cinco associações estão sendo investigadas e podem ter os contratos cancelados.
Para solicitar o bloqueio ou a exclusão de qualquer desconto, o beneficiário deve ir a uma agência ou usar, agora, o aplicativo ou o site “Meu INSS”. Veja o passo a passo:
- Na página inicial, selecione “Novo Pedido”.
- No campo de busca, escreva “Excluir Mensalidade”.
- Selecione “Excluir Mensalidade de Associação ou Sindicato no Benefício”.
- Clique em “Atualizar”.
- Depois, selecione “Avançar”.
- Anexe os documentos e vá em “Avançar” de novo.
- Selecione a agência de relacionamento com o INSS.
- Confira os dados informados.
- Clique em “Declaro que li e concordo com as informações acima” e clique em “Avançar.
De acordo com os dados, quase 8 milhões de aposentados e pensionistas têm descontos no pagamento.
O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, em entrevista à TV Globo, garantiu que quem foi vítima da fraude vai ter o dinheiro de volta. “A regra geral é: devolução imediata e, se a entidade não comprovar que realmente a pessoa fez aquela afiliação, nós podemos e fazemos o bloqueio de valores daquelas entidades que tenham a receber para indenizar essas pessoas”, disse.